Ecologistas dos Açores propõem Museu à entrada de gruta

Candidatos às autárquicas de Ponta Delgada convidados a visitar Carvão | 9/23/2021
Notícia publicada no jornal PÚBLICO a 2/Outubro/2001 - Secção Local Lisboa

A associação ecológica Amigos dos Açores propôs ontem a criação de um museu sobre vulcanismo à entrada do maior túnel lávico das ilhas, a gruta do Carvão, em Ponta Delgada. A proposta está contida num documento anexo ao convite para que os vários candidatos às autárquicas de Dezembro no principal concelho açoriano visitem a gruta, de um quilómetro de comprimento e uma largura máxima de 13 metros.

A iniciativa é justificada pela necessidade de uma estrutura que sirva de "ponto de partida a diversas acções de dinamização pedagógica, ocupação de tempos livres e atracção turística". A proposta preconiza a criação na entrada de gruta, com uma altura máxima de seis metros, de um espaço que albergue zona de recepção, salas de exposições e áreas para intervenção criativa, apoio técnico e administrativo. Tal projecto , além de permitir a preservação e dinamização de um "importante elemento do património natural da região", poderá "contribuir para uma maior consciencialização da importância dos fenómenos vulcânicos na vivência dos açorianos", alegam os Amigos dos Açores.

Com paredes estriadas, longas bancadas de vários patamares, canais sobrepostos e galerias ramificadas, a gruta do Carvão é ornamentada por numerosas estalactites lávicas que lhe conferem uma "beleza peculiar" e que a transformam num elemento de "inegável interesse turístico", segundo os ambientalistas.

No seu projecto sustentam ainda a importância do museu proposto no apoio à divulgação da investigação científica e recolha de elementos ligados ao vulcanismo.


Como temáticas para a sua exposição permanente sugerem a exibição de elementos relativos à teoria das placas tectónicas, deriva dos continentes, origem e geomorfologia das ilhas vulcânicas, património espeleológico, erupções históricas e influências do vulcanismo na vivência açoriana. Lusa