No próximo dia 22 de Abril (6a feira), data em que se assinala o Dia Nacional do Património Geológico e Dia Internacional da Terra, será entregue à Câmara Municipal de Valongo o Prémio Geoconservação 2005, uma distinção do Grupo Português da ProGEO, a Associação Europeia para a Conservação do Património Geológico. O Júri decidiu atribuir este Prémio, por unanimidade, destacando o facto da candidatura apresentada intitulada “Parque Paleozóico de Valongo” corresponder a uma acção concreta já implementada e com provas dadas, assim como esta poder constituir um exemplo de Geoconservação que deve ser seguido e adaptado por outras autarquias.
O Júri decidiu igualmente atribuir uma Menção Honrosa à Câmara Municipal do Porto face à qualidade da sua candidatura intitulada “Complexo Metamórfico da Foz do Douro” e na perspectiva de incentivo à prossecução e consolidação do projecto apresentado e já iniciado.
O Júri deste ano contou com representantes da ProGEO-Portugal, Associação Portuguesa de Geólogos, Instituto de Conservação da Natureza e da revista National Geographic-Portugal.
O Grupo Português da ProGEO pretende com este prémio:
✔ Distinguir os melhores exemplos de conservação do Património Geológico promovidos por autarquias;
✔ Estimular uma reflexão crítica sobre a necessidade de conservar o Património Geológico e incentivar as autarquias a adoptar estratégias e procedimentos;
✔ Divulgar e sensibilizar o público em geral para o reconhecimento do valor do Património Geológico como parte integrante do Património Natural;
Esta foi a segunda edição do Prémio Geoconservação. Em 2004 o galardão foi atribuído à Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.
Os representantes do Grupo Português ProGEO José Brilha (Univ. do Minho) Mário Cachão (Univ. de Lisboa) Miguel Ramalho (Liga para a Protecção da Natureza)
18/Abr/2005