Comunicado distribuído à imprensa a propósito da criação do Prémio Geoconservação 2004



Prémio Geoconservação 2004 atribuído à Câmara Municipal de Idanha-a-Nova

O Prémio Geoconservação 2004, criado este ano pela primeira vez pelo Grupo Português da ProGEO, a Associação Europeia para a Conservação do Património Geológico, é atribuído à Câmara Municipal de Idanha-a-Nova pelo esforço revelado por esta autarquia na implementação de estratégias de conservação e valorização do Património Geológico do seu concelho. O Prémio Geoconservação 2004, será entregue pela ProGEO-Portugal e National Geographic Portugal, no dia 22 de Abril de 2004, Dia Nacional do Património Geológico e Dia Mundial da Terra.

Com esta iniciativa, a ProGEO-Portugal e a National Geographic Portugal pretendem chamar a atenção do público e dos responsáveis políticos para a necessidade de serem implementadas medidas concretas de conservação do património geológico que, juntamente com o património biológico, constitui o nosso rico património natural. Actualmente, a maior parte das políticas e instituições portuguesas relativas à Conservação da Natureza, menorizam a importância da conservação da Geodiversidade, relativamente à protecção da Biodiversidade. Estão em curso no Conselho da Europa várias diligências tendo em vista a publicação de normas europeias destinadas à implementação de acções concretas nos vários países tendo em vista a protecção do Património Geológico.

Oportunamente será divulgado o programa para o dia 22 de Abril, relativo à entrega do Prémio Geoconservação 2004 em Idanha-a-Nova.

José Brilha Representante nacional da ProGEO

2/Abril/2004