Notícia publicada no jornal PÚBLICO a 21/Maio/2003 - Secção Local Lisboa

Santarém classifica pegadas de dinossáurios
Por LUSA
Quarta-feira, 21 de Maio de 2003

A Câmara de Santarém deliberou, por unanimidade, classificar como de interesse municipal as pegadas de dinossáurios descobertas há cinco anos na freguesia de Alcanede.

O presidente da autarquia, Rui Barreiro, disse ontem à Lusa que a iniciativa da autarquia visou criar um instrumento para proteger e salvaguardar as jazidas, únicas no país e com dezenas de pegadas de dinossáurios terópodes (bípedes e carnívoros). As jazidas de Vale de Meios e Algar dos Potes, com cerca de 170 milhões de anos, inserem-se em três explorações de pedra de calçada, em terrenos que pertencem ou à Junta de Freguesia de Alcanede ou à Associação de Compartes, que gere os baldios. Até ao momento, não existia nenhum instrumento jurídico que permitisse a sua protecção e salvaguarda.

A classificação das jazidas como "imóvel de interesse municipal" é vista pelo autarca como um primeiro passo de um processo mais moroso, ou seja, a classificação como "monumento natural", a desencadear pelo Parque Natural das Serras d'Aire e Candeeiros (PNSAC) e pelo Instituto da Conservação da Natureza (ICN).

Rui Barreiro disse acreditar que os exploradores de pedra da calçada que trabalham no local não serão afectados pelas condicionantes agora criadas, pois aí já não podem explorar pedra de calçada e têm ainda "um longo espaço para percorrer".

Têm estado a decorrer negociações entre a câmara, o Parque Natural e os exploradores na procura de um entendimento, havendo várias hipóteses em estudo para não prejudicar a actividade económica em curso naquela zona.

Entre 1998 e 2002, o número de pegadas e de pistas, bem como a sua extensão, "têm vindo a aumentar à medida que prosseguem as operações de limpeza da laje e as observações de pormenor". É agora intenção da autarquia, em colaboração com o PNSAC e com o Museu de História Natural, criar um centro de interpretação, que permita visitas condicionadas ao local e uma recriação da época.

Regressar à página anterior