Relatório de Actividades 2001

Apresentação formal do grupo ProGEO-Portugal junto do Instituto da Conservação da Natureza (Helena Henriques e José Brilha), instituição que, de acordo com a legislação em vigor, tem a responsabilidade da gestão do património natural. No seguimento deste encontro foram feitas propostas concretas ao ICN no sentido de, a curto prazo, se valorizarem os monumentos naturais geológicos já classificados. Aguarda-se resposta do ICN.

Dinamização da inventariação do património geológico nacional (foram recebidas algumas propostas de classificação mesmo de não sócios).

Participação na Conferência Internacional "Recursos Geológicos, Ambiente e Desenvolvimento Local" realizada em Monção (26-29 Outubro de 2000). José Brilha divulgou o Grupo ProGEO-Portugal no âmbito de uma conferência integrada no painel “Conservação do Património Geológico e da paisagens naturais e culturais. Ecoturismo e desenvolvimento local”.

Participação na Feira TERRA VIVA 2001 – 3ª Feira Nacional sobre Empresas produtos Amigos do Ambiente (3-5/Maio/2001), a convite da Quatro.Seis - Associação para a Promoção das Ciências da Terra e do Ambiente, realizada na FIL (Lisboa) de 3-5 de Maio de 2001. Mário Cachão apresentou a ProGEO – Portugal numa conferência realizada no âmbito desta iniciativa. Foi ainda impresso um cartaz A0 de divulgação do Grupo e exposto nesta exposição.

Participação da discussão pública do documento “Estratégia Nacional da Conservação da Natureza e da Biodiversidade” com o envio de sugestões para a reformulação do referido documento.

Mário Cachão assinou, em nome da ProGEO-Portugal, um parecer para a preservação do património geológico e paleontológico que estava a ser destruído pela exploração de uma pedreira na região do Facho (Pedreira Mário Batista) na Ilha de Santa Maria (Açores), tendo ainda participado numa sessão de esclarecimento no Clube Naval de Sta Maria.

José Brilha participa, em representação da ProGEO-Portugal, no júri do 2º Concurso de Nacional de Fotografia e Ilustração Geológica organizado pelo Núcleo de Geologia da Universidade de Aveiro.

Acompanhamento do processo de candidatura a formular pela Direcção Regional do Ambiente dos Açores à UNESCO para classificação do Património Geológico açoreano como Património Mundial (José Brilha).

Participação no Congresso Internacional sobre Património Geológico, organizado em Novembro pelo Instituto Geológico e Mineiro, com a apresentação de um poster com os objectivos e actividades do Grupo (Miguel Ramalho, Mário Cachão e José Brilha).

Iniciativas diversas:
Contactos diversos com a Câmara Municipal da Figueira da Foz (Helena Henriques e José Brilha), Direcção Regional do Ambiente do Centro (Helena Henriques) e Visionarium (Helena Henriques) com vista ao estabelecimento de trabalhos futuros. Durante o ano foi sendo construído o site do Grupo que congrega agora a maior parte da informação disponível em Portugal sobre Património Geológico.

Regressar à página anterior