Em destaque...

11 de Abril 2008 - I Congresso Viver Ambiente

No passado dia 11 de Abril, decorreu no CIGC e nas cercanias da Pedreira do Valério a saída de campo pós-congresso denominada "Em busca dos fósseis: indicadores do ambiente/clima na Terra". Nesta, foi dado a conhecer aos alunos os diversos tipos de paleoambientes que caracterizaram a Terra durante a Era Paleozóica; foi discutida a importância dos fósseis na datação das rochas e na identificação dos ambientes passados na Terra; a excepcionalidade dos fósseis; o valor científico das trilobites de Canelas; a importância da valorização e conservação do património paleontológico de Canelas.
6 e 7 de Dezembro 07 - Workshop: Geoparque Arouca: um projecto para o desenvolvimento da região
10 de Novembro - Abertura oficial do Ano Internacional do Planeta Terra
No 10 de Novembro de 2007, decorreu no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa, a abertura oficial do Ano Internacional do Planeta Terra (AITP). O CIGC como pertencendo à comissão de entidades do AITP esteve presente juntamente com a Câmara Municipal de Arouca, na promoção do workshop "Trilobites Gigantes de Arouca". O CIGC deu também corpo em colaboração com o artista Carlos Dias, a uma exposição denominada "Fósseis e Arte".

Para saber mais sobre o AITP consulte: www.progeo.pt/aipt

30 de Outubro - Filmagens para a RTP
A RTP é um dos media partners das comemorações do Ano Internacional do Planeta Terra, que se inicia oficialmente a 10 de Novembro. Nos dias que antecedem a sua abertura oficial, o programa «Portugal no Coração» vai abordar questões relacionadas com o estado do Planeta Terra. Neste contexto, foi filmada no passado dia 30 de Outubro uma mini-reportagem no CIGC que passará na próxima segunda-feira, dia 5 de Novembro no referido programa.
Feira das Colheitas (27 a 30 de Setembro) acolhe a exposição "Trilobites de Arouca até Valongo"
A edição de 2007 da Feira das Colheitas, decorrida de 27 a 30 de Setembro em Arouca, acolheu, no espaço de exposição da Biblioteca Municipal de Arouca uma exposição de trilobites de Canelas (Arouca) e de Valongo. Acompanhadas de aguarelas do artista Carlos Dias, a exposição foi visitada por milhares de pessoas que visitaram a região por essa altura.
O CIGC recebe por mais um ano a Geologia no Verão/Ciência Viva

Nos dias 18 e 28 do mês de Agosto, realizaram-se no espaço do CIGC duas acções de Geologia no Verão (Ciência Viva) intituladas respectivamente, “O Património Geológico do futuro Geoparque de Arouca” e “Os Tesouros Geológicos da Pedreira do Valério”. A primeira acção foi coordenada pelo Departamento de Ciências da Terra da Universidade do Minho (UM), enquanto que a segunda pelo departamento de Geologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Acções destas divulgam para o público em geral, o património que aqui se encerra.

28 e 31 de Julho - Afirmação da cooperação entre o CIGC e a empresa de animação turística Fuga & Evasão

A empresa de animação turística Fuga & Evasão visitou-nos, dias 28 e 31 de Julho, com dois grupos de participantes nas suas actividades. Estas visitas são resultado da parceria entre o CIGC e a Fuga & Evasão que tem vindo a ser desenvolvida desde o mês de Março e que ficou formalizada pela assinatura de um protocolo entre as duas entidades no dia 1 de Julho de 2007.

22 a 27 de Julho - Ocupação Científica de Jovens nas Férias

(OCJF 2007) / Ciência Viva

Decorreu nesta semana pelo 2º ano consecutivo, no CIGC, o Estágio de Ocupação Científica de Jovens nas Férias (OCJF 2007), que contou com a presença de 12 estudantes do ensino secundário de diferentes escolas do país. Os jovens estudantes efectuaram trabalhos de recolha de fósseis nas ardósias extraídas na “Pedreira do Valério” e procederam a uma primeira selecção e tratamento dos exemplares recolhidos, sempre sob a orientação do Prof. Dr. Artur Sá, responsável científico do CIGC e coordenador deste estágio.

Visita ao CIGC de um paleontólogo dinamarquês especialista em trilobites - 20/07/2007

No dia 20 de Julho o CIGC teve a honra de receber a visita de Arne Nielsen, director do Museu de História Natural de Copenhaga. Este paleontólogo dinamarquês manifestou uma enorme surpresa e satisfação durante a visita, o que comprova a relevância internacional dos fósseis de Canelas. Arne Nielsen levou dois magníficos exemplares de trilobites oferecidos pelo Centro, os quais ficarão expostos no Museu de História Natural de Copenhaga, sendo este um procedimento que tem vindo a ser repetido há já algum tempo com museus nacionais e estrangeiros.

Inauguração da Exposição "As Trilobites Gigantes de Canelas (Arouca)" - 13/07/2007

A 13 de Julho de 2007, enquadrada no IX Curso de Verão da Ericeira – O MAR, esse desconhecido; e promovida pelo Instituto de Cultura Europeia e Atlântica (ICEA), foi inaugurada no Auditório da Casa da Cultura Jaime Lobo e Silva, a exposição denominada “As Trilobites Gigantes de Canelas (Arouca)”. Em exposição até 12 de Agosto de 2007, esta é constituída por exemplares de Trilobites e outros fósseis de elevada qualidade extraídos da “Pedreira do Valério” e por aguarelas inspiradas em trilobites do artista Carlos Dias. Acções destas promovem fora de portas a divulgação dos fósseis de Canelas e na generalidade da região de Arouca.

Imagens da Comemoração do 1º Aniversário do CIGC - 01/07/2007
Isabel Silvestre e o Grupo de Cantares de Manhouce
Subida à Torre de Escalada
Preparação e realização da actividade desportiva de Rappel
Realização da "Rota do Paleozóico"
Cerimónia de assinatura do protocolo de cooperação entre o CIGC e a empresa de animação turística Fuga & Evasão
Apresentação da brochura "Rota do Paleozóico"
Jantar volante de convívio